Blog com textos do psicólogo junguiano Marcelo Bonachela. Obrigado por sua visita, deixe seu comentário!
Clipe Within, Without You - Criado por Marcelo Bonachela
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
As mudanças e a mitologia hindu
Quanto tempo sem postar ... As aulas recomeçaram, as palestras têm sido um sucesso, e não pude atualizar o blog como gostaria ...
Porém, esses dias estava pensando nas mudanças que ocorrem em nossas vidas, e quis escrever um texto sobre a interpretação da mitologia hindu para esse fenômeno.
Na mitologia hindu, existem três deuses que compõem ao trimurti (a tríade divina): BHRAMA, USHINU e SHIVA. Simplificando, BHRAMA é o deus criador, USHINU é o deus conservador e SHIVA o deus transformador.
No pensamento junguiano, buscamos entender os ciclos de acontecimentos através da intervenção desses deuses.
Por exemplo: BHRAMA dá uma paixão para a sua vida, USHINU mantém este amor por meses, anos, fazendo com que tudo pareça perfeito e eterno. Aí, SHIVA, percebendo a corrosão (a deteriorização), transforma esse amor, interferindo com uma mudança (uma amante, um filho, um acidente ...).
Nesse momento, ficamos indignados e pensamos: “Por que os deuses estão me castigando?”.
Não se trata disso. Apenas é o momento de fechar um ciclo, matando o que já não serve mais e permitindo que aconteça uma transformação. Nesta hora, você deve pedir a BHRAMA que inicie algo novo em sua vida.
Aliás, se você perceber, quando estamos sob a influência de SHIVA, nos sentimos pesados, como se tudo estivesse desmoronando, mas, quando o ciclo de BHRAMA entra em nossas vidas, nos sentimos novamente agraciados e renovados, pelo novo amor, por novas oportunidades profissionais, com a saúde recuperada ...
Pense nisso.
Um abraço,
Marcelo Bonachela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário